© 2025 Clima de Mudanças. Todos Os Direitos Reservados
Este Website foi criado e é mantido com o apoio financeiro da União Europeia.
O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade de WW e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia.
Decorreu no dia 26 de Fevereiro de 2025, a campanha de sensibilização escolar na Escola Primaria e Secundaria de Cariaco, em Pemba. Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar e mobilizar os alunos, professores e membros do conselho da escola a refletirem sobre os impactos das mudanças climáticas e
a importância da preservação do meio ambiente.
Estiveram no local, mais de 100 participantes que no momento viram-se impactados com a informação que era partilhada através de teatro educativo, palestras e jogos interativos conduzidos pelos embaixadores e
multiplicadores ambientais.
No decurso da atividade, teve momento de contribuição e troca de impressões sobre as pequenas atitudes
caseiras que podem fazer toda a diferença na prevenção das mudanças climáticas e o meio ambiente como por
exemplo o descarte de resíduos em locais próprios, a plantação de arvores, a não queima de lixo
O epicentro das acções teve lugar no dia 19 de Agosto na Cidade de Maputo, onde, em parceria com a We World GVC e em colaboração com a Secretaria do Bairro da Mafalala, a Associação Comunitária Ambiente da Mafalala (ACAM) e a Associação Dambo da Mafalala, realizou-se a Jornada de Limpeza das Valas de Drenagem do Bairro da Mafalala sobre o lema “Eu Limpo Meu Bairro”, com vista a desobstruir um troço da vala que se encontrava praticamente inoperacional devido aos arbustos e lixo que existia na vala.
Já no Museu Mafalala, teve lugar um encontro de reflexão sobre o papel que os jovens e as comunidades jogam para a preservação do planeta e para contenção das mudanças climática.
Durante o momento, houve muita interacção entre o painel e os participantes sobre Mudanças Climáticas e sobre a necessidade de adopção de práticas ambientais saudáveis no nosso meio e comunidade.
Organização líder do projecto, está presente em Moçambique desde 2000, operando em várias províncias do país (Maputo, Manica, Tete e Cabo Delgado) e em diferentes áreas temáticas, nomeadamente segurança alimentar, agroecologia, redução do risco de desastres – DRR, ambiente, coesão social e educação.
Organização italiana que opera em Moçambique desde 2011 na província da Zambézia, Nampula e Maputo nas áreas de Sistemas agroflorestais, Proteção e conservação do ambiente, Gestão de Recursos Naturais e Segurança Alimentar.
Instituição criada em 2002, com objectivo de realizar ações de investigação e educação sobre políticas, legislação e governação ambiental, assim como o desenvolvimento de programas participativos de prevenção e minimização da degradação de ecossistemas, com vista a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
Organização líder do projecto, está presente em Moçambique desde 2000, operando em várias províncias do país (Maputo, Manica, Tete e Cabo Delgado) e em diferentes áreas temáticas, nomeadamente segurança alimentar, agroecologia, redução do risco de desastres – DRR, ambiente, coesão social e educação.
Pataforma de activismo, advocacia e participação juvenil na agenda climática nacional e internacional. Através do activismo contra as alterações climáticas e a promoção de movimentos transformadores, a plataforma, visa desenvolver em jovens e crianças habilidades para participar activamente e avaliar os desafios que Moçambique enfrenta ao solucionar problemas climáticos