The Museum Up to You: Traveling Exhibition Promotes Environmental Awareness in Katembe and Matola

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Biodiversidade, assinalado a 22 de maio, e do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado a 5 de junho, o projecto COREBIOM,  junto do projecto Clima de Mudanças promoveu uma exposição do Museu de História Natural de Maputo sobre a vasta biodiversidade do país.

Com o edifício temporariamente encerrado para obras de requalificação através desta iniciativa, o museu encontrou uma nova forma de continuar próximo do seu público: levando o conhecimento até onde ele é mais necessário — nas comunidades e nas escolas.

A iniciativa “O Museu Até Você” iniciou com a realização de uma exposição na Escola Secundária de Nwamatibjane (Matola) nos dias 29 e 30 de Maio de 2025, seguindo-se a Escola Secundária de Incassane (Katembe) nos dias 05 e 06 de Junho.

Durante esses dias,os estudantes participaram de uma palestra interactiva sobre biodiversidade e, em seguida, foram guiados a uma exposição intinerante montada especialmente numa sala das escolas.

Este foi um momento de descoberta sobre a importância de conservar a vida em todas as suas formas e de consciencialização aos alunos e à comunidade a se empenhar no combate à poluição plástica.

A atividade despertou o interesse de muitos alunos de ciências com biologia, levando-os a imaginar futuras carreiras ligadas à conservação, investigação e até ao trabalho em museus.

O director da Escola Secundária de Nwamatibjane, Raimundo Lituje destacou a importância da iniciativa, já que  reforça o papel das ações educativas na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.

Paralelamente, por meio desta iniciativa, pela primeira vez, o Museu de História Natural de Maputo realizou também uma exposição numa comunidade, tendo abrangido os bairros de Incassane, em Katembe (nos dias 6 e 7 de junho) e Nwamatibjane, em Matola (nos dias 13 e 14 de junho).

A actividade foi pensada para abranger todas as faixas etárias – desde crianças, adolescentes, jovens até adultos – oferecendo uma experiência educativa e interativa, com destaque para áreas como entomologia, educação ambiental e taxidermia.

Esta é só a primeira paragem — em breve, outras escolas e comunidades também vão receber a visita da exposição itinerante.

O projecto COREBIOM é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento de implementado numa parceria entre a Universidade Sapienza de Roma, a Estação Zoológica Anton Dohrn e a WeWorld.